- 4 ovos
- 1 chávena de óleo de girassol
- 1 chávena de farinha de arroz (encontra nos hipermercados)
- 1 chávena de mistura de farinhas sem glúten *
- 1 c. sopa de canela em pó
- 1 pitada de flor de sal
- 1 c. chá de fermento em pó
- 4 maças descascadas e partidas aos quadrados pequenos
- 1 chávena de nozes descascadas e trituradas
- 1 cm da raiz de gengibre ralada
* Farinha branca sem glúten, comprada no site da amazon.co.uk da marca Doves Farm®.
Pode encontrar estas farinhas, nas lojas de produtos naturais, ervanárias ou até na área viva dos hipermercados.
Ontem fiz este bolo para a Noite de S. João! Mas é um bolo ótimo para um Pic-Nic.
Esta receita foi adaptada de uma receita que a minha mãe faz lá em casa e que eu acho ótimo. Decidi substituir as farinhas, cortar o açúcar para metade substituindo por mascavado e colocar um pouco de gengibre. A receita ficou realmente aprovada e digna de partilhar convosco. Se quer ainda melhorar esta receita, pode colocar outro adoçante natural, como o mel se gostar.
Misture todos os ingredientes um a um pela ordem que se encontram nos ingredientes acima descritos e bata tudo. Por último acrescente as maças, as nozes e o gengibre e envolva tudo com uma colher de pau.
Unte um tabuleiro com óleo de girassol e farinha de arroz e acrescente a massa sobre o tabuleiro. A massa é difícil de espalhar porque fica muito espessa. Distribua calmamente e vá calcando com uma espátula de forma a ficar bem distribuído.
Leve ao forno previamente aquecido a 160º durante 1h. Vá observando a cor que vai ficando dourada e com um palito para ver se está cozinho. Quando estiver pronto, corte aos quadrados e sirva ou leve num cesto para um parque natural com um refresco de fruta.
Bom
Proveito!