terça-feira, 25 de novembro de 2014

LINGUADO com BATATAS SALTEADAS em ALECRIM


Rápido e Fácil

Linguado no forno apenas com umas areias de sal servido com batatas previamente cozidas e depois salteadas em azeite e alecrim. Acompanhado com uma boa salada de alface e legumes crus!


Delicioso!

domingo, 23 de novembro de 2014

DIOSPIRO com SEMENTES de ABÓBORA


Tal como em todos os meses do ano, a Coloured Cuisine preocupa-se com o consumo de fruta da época. Por toda a riqueza nutritiva, menor quantidade de fertilizantes e por ter sido respeitado o tempo de maturidade do fruto que só a natureza proporciona. E em Novembro temos os diospiros também conhecidos como caqui. 
Este alimento tem um elevado poder nutritivo, sobretudo em vitamina A e C.
Existem muitas pessoas que não gostam do sabor do diospiro devido ao elevado valor de taninos, que conferem um sabor amargo quando são ingeridos e ainda não muito maduros. Mas hoje em dia os diospiros que encontramos, têm valores baixos de taninos, denominados de não-adstringentes, com um sabor doce e muito sumarento.
O diospiro tem um elevado valor em hidratos de carbono, de absorção rápida, e por isso o seu consumo deve ser moderado. Tem um elevado aporte energético o que pode provocar alterações de glicemia (açúcar no sangue). 
Contudo, apresenta um grande benefício, conferido pela pectina, uma fibra solúvel que quando chega ao intestino sofre um processo de fermentação libertando ácidos gordos de cadeia curta e desempenhando um papel anti-inflamatório promovendo uma flora intestinal mais saudável.  
Contem água e potássio, desempenhando um leve papel diurético, o que é benéfico em casos de gota, hipertensão arterial ou em casos de perda excessiva de potássio.
É rico em carotenos, que são transformados em vitamina A. A vitamina A é um componente de pigmentos responsáveis pela receção da Luz na retina dos olhos. Além disso, é muito importante para a pele saudável, para o crescimento ósseo, e para a reprodução.
Pode comê-lo com colher, se for de consistência mole, com faca e garfo se for de consistência dura. Juntar sementes, frutos secos, canela ou erva doce!

O nosso sabor adapta-se, volte a provar! 


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FOFOS de MILHO e MEL

Com o frio a chegar recebem-se as visitas com bebidas quentes e um doce. Fiz estes fofos, sem glúten, sem lácteos, pouco açúcar, mas com muita doçura para dar.
O ponto doce do meu dia é este, estar com pessoas novas, com as suas vidas, conheço os seus dilemas, os filhos e os netos, roubo-lhes um ou outro sorriso e fico com algumas receitas de suas casas. E esta receita veio da casa da D. Fátima, que entre a troca das nossas histórias que todos os dias falávamos, surgiu este ponto comum, o de não consumirmos glúten nem lácteos.
receita para uma semana, para todos os amigos e família que apareçam
dificuldade fácil   20 min.

- 300g de farinha de milho
- 100g de açúcar mascavado
- 1 c. chá de fermento
- 100g de azeite
- 2 ovos
- 2 c. sopa de mel
- 1 c. de chá de canela
- 1 c. de chá de erva doce (se gostar)

Numa tigela amasse bem a farinha, com o açúcar e o azeite até obter uma massa areada.
Noutro recipiente junte os ovos, o fermento, o mel, a canela (e a erva doce) e mexa bem. Junte este preparado ao anterior.
Verta a massa para um tabuleiro, previamente untado (óleo de girassol) e polvilhado (farinha de milho). A massa fica muito grudante, por isso passe farinha nas suas mãos e calque a massa cuidadosamente de forma a espalha-la por todo o tabuleiro e ficar uma camada fina.
Pode decorar os fofos, decalcando marcas na massa. Eu optei por usar o martelo de bifes para marcar pequenos quadradinhos nos meus fofos.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante aproximadamente 10 min. Vá vigiando o forno e retire quando ficarem dourados. Retire do forno, vire o tabuleiro num pano e corte aos quadrados pequenos.


Obrigada a todas as Sr. D.ª Fátimas que passam na minha vida!

sábado, 15 de novembro de 2014

PÃO de BANANA e GOJ


Chega o Outono, e começamos a sentir mais a falta do pão, de alimentos mais quentes e por sua vez de mais difícil digestão.
Se fizermos, pão, bolachas, biscoitos ou um bolo, que dure toda a semana, já não temos que nos preocupar. Esta semana fiz este pão, que é doce e faz lembrar os bolos amarelos dos doces tradicionais que aparecem nas festas regionais. Pode comer simples, com compota ou com uma fatia fina de queijo de cabra.

pão para 2 pessoas durante uma semana
dificuldade média    15 min (reproduzir a receita) + 1h (levedar) + 1h (cozer)

  - 3 bananas maduras
  - 3 ovos
  - 400g de farinha de arroz
  - 200g de fécula de batata
  - 100g de polvilho doce
  - 2 c. sopa de açúcar mascavado (mel ou tâmaras trituradas)
  - 1c. de chá de fermento biológico
  - 100ml de azeite
  - ½ copo de água quente
  - 50 bagas de Goji (ver benefícios)

Misture as bananas trituradas, os ovos, o azeite, o açúcar e o fermento numa batedeira ou liquidificador. Noutro recipiente, misture bem as farinhas e acrescente ao preparado anterior. Bata tudo e obtenha uma consistência cremosa, e acrescente a água quente até que a massa fique liquida. Coloque as bagas de Goji na massa e mexa de forma que as bagas fiquem bem distribuídas.
Unte uma forma de torta (retangular), com óleo de girassol e farinha de arroz.

Deixe levedar durante 1h num ambiente morno (pode colocar dentro do forno ligado a 40ºC). Quando a massa tiver levedado, leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1h, ao fim de 45min, verifique com um palito para ver se o pão já está pronto.