domingo, 30 de março de 2014

SUSHI - Alimentação Asiática


A alimentação asiática é uma fonte de inspiração para a Naturopatia e por conseguinte para a Coloured Cuisine! 

É claro que ao falarmos de dieta asiática, fica confuso defini-la, porque há muitos países asiáticos com diferentes tradições gastronómicas. No entanto, as suas tradições apresentam características comuns de hábitos muito saudáveis. Quase todos os países que constituem este continente, têm uma dieta rica em fruta e legumes frescos. Está comprovado que estes alimentos, podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, perda da densidade óssea, problemas renais, diabetes e cancro. Uma alimentação rica em Fruta e Legumes, contribui para o aumento dos níveis de energia.
As escolhas alimentares do povo asiático são sempre muito ricas em vitaminas, minerais e nutrientes. Quando escolhem hidratos de carbono para a sua alimentação, usam arroz, massa de arroz, aveia, milho, ervilhas, batatas, raízes vegetais, sementes e grãos. Relativamente às proteínas comuns à maioria destes países são o tofu, frango, peixe, ovos e nozes. Os lacticínios não são muito comuns, mas pode incluir iogurte ou alimentos que contêm leite mas com baixo teor em gordura. No entanto, as frutas e os vegetais são o alimento comum em todas as refeições. 
Outra característica da alimentação asiática que quero sublinhar, é o tempo de cozedura dos alimentos. Este povo usa muito a cozedura a vapor que é fundamental para manter as propriedades das vitaminas e proteínas dos alimentos, para além que confere uma consistência ao alimento maravilhosamente crocante. 

É importante agrupar algumas características alimentares para alguns países asiáticos, que são uma referência relativamente ao rácio da sua alimentação:

CHINA
O arroz ocupa um lugar central nos hábitos gastronómicos, especialmente na China e nos países que a circundam.

JAPÃO
Na cozinha japonesa impera o peixe, os pratos mais conhecidos são o sushi e o sashimi, à base de peixe cru.

ÍNDIA
Dificilmente se encontra carne, especialmente a de vaca. A maioria dos pratos é vegetariana, temperada com especiarias.

Este fim-de-semana, tivemos um amigo cá em casa, o Daniel, que confessou fazer para as suas refeições sashimi (peixe cru). Bem, isto despertou uma grande curiosidade ao meu marido para confecionar sushi. Como manda a tradição, o sushi deve ser confecionado apenas por homens. Desta forma, a cozinheira ficou apenas de ajudante. 

Começamos por comprar alguns ingredientes básicos nos hipermercados na zona dos alimentos internacionais. 

Para o Sushi
- Alga Nori
- Arroz para sushi (marca oriente)
- Salmão
- Camão
- Abacate
- Manga
- Vinagre de Arroz
- Açúcar
- Sal
- Molho de Soja
- Wasabi 
- Esteira *

Para Noodles
- Noodles
- Repolho
- Couve rocha
- Cenoura

Para servir, usamos loiça cá de casa, pauzinhos que recebemos de prendas e de lembrança de jantares de Sushi, e a *esteira procuramos nos hipermercados, mas não encontramos. Foi na loja, Espaço Casa, que encontramos uns individuais de esteira, que serviram perfeitamente. 

Começamos por ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=MZRdLBAwfM0 que encontramos no youtube. É um curso completo, de fazer sushi, sashimi, noodles com legumes, é ótimo e seguimos passo-a-passo.
Tivemos que adaptar a receita do arroz, porque a quantidade que nos descreviam era para 1 kg de arroz. Nós fizemos apenas 300g de arroz, correspondendo a uma quantidade boa para 3 pessoas. 

Para cozer o Arroz 
- 300g arroz para sushi (1 copo)
- 1,2 medidas de água (1,2 copos)

Para o molho do arroz
- 50 g açúcar (pode roubar um pouco)
- 60 ml de vinagre de arroz
- 2 c. chá de sal fino

Fizemos os seguintes tipos de sushi: futomaki, temaki e niguiri.

Siga passo-a-passo o vídeo que vai ver que consegue fazer. 
Para fazer o sushi, dê asas a sua imaginação, pode variar na fruta/legume fresco, podendo usar manga, abacate, morango, kiwi ou pepino. Para o peixe, compre salmão, atum, robalo e camarão. Procure que o peixe seja bem fresco, e peça para amanhar o peixe em filetes para sushi.
Pode também introduzir sementes e ovas para a decocção das peças. Para embelezar o prato, pode fazer variadíssimas formas com outros legumes, cenoura, nabo, rabanete e pepino. 
Relativamente aos Noodles com legumes, use os legumes que tem em casa para ir variando na receita. Nós usamos os descritos em cima e introduzimos o camarão. 

Ficou delicioso, mas tenho a certeza que é um prato que vai melhorando cada vez mais com a prática.

Experimente!
Postar um comentário