domingo, 1 de junho de 2014

GELADOS de FRUTA sem GLÚTEN nem LACTOSE

Escrevo esta receita para comemorar o Dia da Criança. Dedico-a a todas as crianças intolerantes ou que por opção dos pais para fins terapêuticos, fazem uma alimentação isenta de Glúten e/ou Lactose.
Ontem estive na apresentação do livro “Perturbação do Espectro do Autismo – E agora?”, feito de pais para pais. Ouvi atentamente estes pais e apercebi-me, entre outras coisas, da força e dedicação que move e recria conceitos acerca da alimentação destas crianças.
Para aqueles que estão agora a começar este percurso, e para aqueles que esta receita possa ser acrescentada ao livro de receitas dos seus filhos, ofereço estes gelados maravilhosos que possam trazer alegria às vossas crianças!


Receita para 6 gelados

  - 2 latas de leite de coco
  - 125g de framboesas (1 embalagem)
  - 1 Kiwi
  - 1 banana da madeira ou ½ banana grande
  - 5 colheres de chá de mel de cana, mel de avelha ou stévia (açúcar natural que pode encontrar nos hipermercados junto do açúcar)

Deixe as latas de leite de coco repousar por uns minutos para que a parte cremosa se separe do soro. Enquanto espera, vá preparando a fruta.
Retire toda a parte cremosa do leite de coco e divida por 3. A mim, deu-me cerca de 6 chávenas de café do creme de leite de coco.
Numa trituradora, coloque as framboesas, 2 chávenas do creme de leite de coco, 2 colheres de chá de mel de cana e triture tudo. 2 Gelados de Framboesa estão prontos para colocar nos recipientes e levar ao congelador.
Para os Gelados de Kiwi, repita as indicações acima mas com Kiwi.
O Gelado de Banana tem uma particularidade, repita dos passos acima referidos, mas apenas acrescente 1 c. chá de mel ou nenhuma. A banana é um fruto doce e não precisa de açúcar.

Uma nota importante é que estes gelados não sabem a coco, por isso se o seu filho não gostar do sabor, não deixe de o fazer.
Caso tenha dificuldade em encontrar os recipientes para os gelados, consegue encontrar num hipermercado Continente e no IKEA.

Tenha junto dos seus filhos, um Feliz Dia da Crianças!

Postar um comentário