domingo, 26 de janeiro de 2014

VEADO com LARANJA e CASTANHAS

O veado assim como outros animais de criação livre, é uma carne mais saudável na medida em que não foi criado em cativeiro. Trata-se de uma carne mais orgânica, que não está contaminada por hormonas de crescimento, rações químicas e antibióticos, são animais alimentados pela natureza.
Não é à toa que existe a expressão “carne feliz: faz os humanos se sentirem melhor”, como pode ver no site Ánima, uma organização de voluntários dedicados a contribuir para o desenvolvimento de uma relação com os animais não-humanos baseada num profundo respeito por estes. 

Estes animais, de criação livre, não acumulam gordura na pele, portanto, é um alimento em, termos de proteína animal, mais saudável. O veado, assim como a carne de javali, são carnes com mais fósforo do que as carnes usualmente mais consumidas. Comparando com carnes, como o porco e a vaca de cativeiro, a quantidade total de lípidos nestes mamíferos (javali e veado), a diferença era de aproximadamente 90%. Agradeço o privilégio de cozinhar e comer esta carne, ao meu sogro. Sem ele não seria possível!

Nota: para quem tem os níveis de ácido úrico elevados, deve consumir esta carne com moderação, porque pode aumentar esses valores. Aliás tudo deve ser consumido com moderação.

Receita para 4 pessoas. 


- 1 Kg de carne de veado inteiro
- 1 limão
- 3 dentes de alho
- 4 c. sopa de azeite extra virgem
- 1 cálice de rum
- 1 cálice de whisky
- Tomilho
- Flor de sal
- 2 laranjas
- 1 tigela de castanhas descascadas

Lave muito bem a carne de veado, e deixe de um dia para o outro em água e sumo de limão. 

Faça um marinado com o azeite, rum, whisky, flor de sal e alhos esmagados. Passe o marinado por toda a carne e deixe repousar por 1h (no mínimo). 

Leve o veado ao forno com o marinado anterior e asse durante 1h em forno pré-aquecido a 200ºC. Vá vigiando, virando a carne de forma a que permaneça sempre humedecida pelo marinado. 

Passada 1h retire do forno e regue com o sumo de 2 laranjas, coloque uma casca de laranja cortada finamente, acrescente tomilho a gosto e distribua as castanhas pelo tabuleiro. Volte a colocar no forno, durante mais 1h. Continue a vigiar, virando a carne de forma a que permaneça sempre humedecida pelo sumo. 

Fatie a carne finamente e sirva com as castanhas e legumes.

Bom Apetite! 

Nenhum comentário: