segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BOLINHOS de CENOURA de NATAL


Estes deliciosos bolinhos, são tradição por terras de Portugal nesta época de Natal, e denominados de acordo com cada região.
Podem ser de cenoura, ou então, e os mais conhecidos, de abóbora tipo bolina. Chamam-lhes: bolinhos de cenoura, bolinhos de bolina (ou abóbora), bilharacos de cenoura ou bilharacos de bolina (ou abóbora).
Há quem nunca tenha ouvido falar destes deliciosos doces, mas eu refiro-me a eles como o meu Doce Predileto de Natal!
Foi por isso que decidi adaptar esta receita, e fazê-la com farinha sem glúten, escolhi a maizena, que resultou muito bem.

dificuldade média      1:15h    
receita para 20 bolinhos

- 1kg de cenouras descascadas
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- 2 ovos (gemas + claras)
- 5 c. sopa de açúcar amarelo
- 1 c. de café de canela em pó
- raspa e sumo de 1 laranja
- 2 c. sopa de vinho do Porto
- 2 c. sopa de farinha maizena
- óleo de girassol (de preferência)

Coza muito bem as cenouras em água, uma pitada de sal e um pau de canela. Quando estiverem cozidas deixe-as a escorrer.
Num recipiente, misture as gemas, o açúcar, a canela em pó, o sumo e a casca da laranja, o vinho do Porto e a farinha maizena.
Quando as cenouras estiverem escorridas, coloque-as num pano fino e esprema-as muito bem, de forma a ficarem sem toda a água, e bem amassadas. Quando as cenouras apresentarem um aspeto de puré, junte-as ao preparado referido em cima, e misture tudo com uma batedeira.
Noutro recipiente, bata as claras em castelo. Quando as claras estiverem firmes, envolva-as bem, no preparado onde introduziu as cenouras.
E a massa está pronta.
Aqueça o óleo de girassol numa quantidade abundante, faça umas bolinhas entre duas colheres de sopa, e coloque-as sobre o óleo. Tenha cuidado com a temperatura do óleo porque os bolinhos queimam muito rápido.
No final, passe-os em açúcar e canela de forma a ficarem com o aspeto da imagem. 


Feliz Natal!

Nenhum comentário: