domingo, 29 de dezembro de 2013

RAIA com BERINGELA RECHEADA

Receita para 4 pessoas


Beringela Recheada com Legumes:

- 2 beringelas
- 1 alho francês
- 1 curgete
- 1 cenoura
- 1 tomate pelado
- 1 pimento sininho (Capsicum Chinense)
- 1 pouco de queijo mozarella para polvilhar
- Azeite
- Sal

Corte as beringelas ao meio (longitudinal) e deixe as duas metades mergulhadas em água, cerca de 10 min. para retirar o amargo.

Enquanto as beringelas demolham pode começar a lavar bem os legumes para os preparar.

Em seguida, corte o alho francês, a cenoura previamente descascada, a curgete e o tomate, aos quadradinhos bem pequenos. Prepare também o pimento sininho, removendo todas as sementes do seu interior e cortando-o em tiras.

Retire o recheio da beringela com uma colher, deixando apenas cerca de 5 ml de espessura, e cortar esse mesmo recheio do tamanho dos restantes legumes. Escalde as beringelas em água a ferver, para que estas não fiquem muito secas quando forem ao forno e deixe-as a escorrer.



Numa sertã, prepare o recheio pela seguinte ordem: cobrir a sertã com um fio de azeite, alourando primeiramente o alho francês. Em seguida, coloque o recheio da beringela, que deve ser muito bem cozinhada, e só depois desta estar desfeita, acrescente a cenoura e a curgete. Quando os legumes estiverem bem cozinhados, coloque, o tomate de forma que este não fique desfeito nem liberte muita água. Por último, tempere o preparado com sal a gosto e com as tiras de pimento sininho. O recheio está pronto!

Coloque o recheio dentro de cada metade da beringela e polvilhe com um pouco de queijo mozarela. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 20 min.

Raia no Forno:

- 4 postas de raia
- Farinha de milho
- Sumo de limão
- Sal
- 1 cebola pequena
- Azeite
- Vinagre balsâmico

Tempere a raia com um pouco de sal e limão. Passe cada posta por farinha de milho e reserve.

Num tabuleiro que possa ir ao forno, preencha o fundo com rodelas finas de cebola, um fio de azeite e dois sprays de vinagre balsâmico. Por cima, coloque cuidadosamente as postas da raia.

Leve o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 20 min, virando-o a meio tempo.

Nenhum comentário: