sábado, 22 de fevereiro de 2014

BRÓCOLOS

SAIBA +


Porque devemos sempre privilegiar o consumo dos alimentos da época, cá em casa, nesta altura do ano consumimos todas as semanas brócolos e outros legumes desta família – brócolos verdes, roxos, couve-flor e couve romanesca de que já vos falei. 


Para além dos produtos nacionais da época se encontrarem mais facilmente no mercado e serem economicamente mais acessíveis, são também mais saudáveis e nutritivos para a nossa saúde. 

O brócolo é um vegetal crucífero pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3000 mil espécies, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

Este vegetal é rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar. É considerado um super alimento e de baixas calorias (36kcal/100g). 

- benefícios -

Ajudam a prevenir vários tipos de cancro, têm um poderoso antioxidante que dificulta o crescimento do cancro da mama, do cancro do colo do útero e do cancro da próstata.
Ajudam a prevenir constipações e gripes porque são uma boa fonte de vitamina C.
São ricos em proteína magra, uma chávena de brócolos contém as mesmas proteínas que uma chávena de arroz ou uma chávena de milho e com a vantagem de terem metade das calorias.
Fortalecem o sistema imunitário porque têm grande quantidade de betacaroteno, zinco e selénio.
Os brócolos têm ácido fólico que auxilia na formação do feto, ajudando a ter uma gravidez tranquila.
Ajudam a reduzir a insulina e o açúcar no sangue porque têm muita fibra e pouco açúcar.
Os brócolos têm carotenoide luteína, folato e vitamina B6 que ajudam a prevenir doenças cardíacas.
Ajudam a manter os ossos saudáveis, porque têm muito cálcio e vitamina K que ajudam a prevenir a osteoporose entre outras doenças.
Têm cálcio, potássio e magnésio que ajudam a regular a pressão sanguínea.

Nenhum comentário: