sábado, 19 de abril de 2014

BENEFÍCIOS dos OVOS

Páscoa Feliz!

O Mito dos Ovos
Há muitos Portugueses que ainda evitam os ovos por medo do colesterol. A Coloured Cuisine, vem explicar o porquê dessa informação não passar de um mito!

Os ovos apenas apresentam 1,5g de gorduras saturadas das 5,5 insaturadas que possuem, o que são quantidades significativamente baixas. O consumo de gorduras saturadas é pior para aumentar o colesterol sanguíneo que o colesterol dos alimentos. 
O corpo humano utiliza o colesterol para sintetizar as hormonas e a vitamina D, e mantém as células saudáveis. É o fígado que produz a maior parte do nosso colesterol. O colesterol obtido através dos alimentos como da carne vermelha, do frango, do marisco, dos derivados do leite e dos ovos tem pouca influência no aumento do colesterol sanguíneo. Já a gordura saturada - manteiga, queijos, gordura das carnes, leite gordo, natas, etc. - que ingerimos tem um elevado impacto no nível de colesterol do sangue. 
Por tudo isto, e por todos os benefícios dos ovos, estudos revelam que o consumo diário de ovos não aumenta o risco de doenças do coração ou enfarte, e pode estar relacionado com a redução da pressão sanguínea. 
Se necessita de reduzir o nível de colesterol sanguíneo, e for aconselhado a alterar a sua dieta, o mais importante é retirar as gorduras saturadas e as gorduras trans - encontradas em biscoitos, bolos, massas, margarinas e alimentos com gorduras hidrogenadas. Estas gorduras aumentam os níveis de mau colesterol no sangue (LDL).

- Benefícios –
- Possuem alto valor nutricional - têm 13 nutrientes essenciais, incluindo proteínas como a colina, o ácido fólico, ferro e zinco. 
- Ajudam no controlo do peso - provocam sensação de saciedade prolongada. Manutenção da força muscular, e prevenção da perda de massa muscular (útil para idosos).
- Contribuem para uma gestação saudável - importante para a prevenção de anomalias fetais, porque é uma excelente fonte de colina que contribuí para o desenvolvimento do sistema nervoso central (2 ovos têm 250 miligramas, metade das doses diárias recomendadas para uma mulher grávida ou a amamentar). 
- Melhora a função cerebral - a colina, ajuda na neurotransmissão entre os nervos e os músculos, assim como mantêm a estrutura das membranas celulares.
- Ajuda a melhorar a saúde da visão - possui dois antioxidantes, a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a cegueira nos idosos (degeneração macular). 

Consuma os Ovos com Segurança
Salmonela
O risco de um ovo ser contaminado é de 1 em cada 20000 ovos. Para não correr o risco de contrair infeções alimentares, deve fazer o manuseamento apropriado e higiênico do ovo. 
Manusear os ovos com as mãos sujas, o contacto dos ovos com outros alimentos contaminados, armazenados em locais sujos e com presença de insetos podem contaminar os ovos por salmonelas ou mesmo outras bactérias prejudiciais para a nossa saúde. 

Ovos Caseiros
Cá em casa temos a sorte de consumir ovos caseiros. Agradeço aos meus sogros que cuidam cuidadosamente do Hotel das Aves da Quinta da Ervilha (nome familiar do galinheiro).

Estes ovos são ricos em nutrientes e proteínas, conferindo à sua gema, uma cor amarelo intenso, para além de serem deliciosos!   
Postar um comentário