sábado, 26 de setembro de 2015

DE VOLTA!

Estive um pouco ausente, nas publicações, devido á entrada de uma nova fase na minha vida pessoal. Uma fase de muita felicidade e sobretudo expectativa - a Gravidez. 


Nesta fase, quando surge motivação para escrever, só temos inspiração para falar da alimentação durante a gravidez e alimentação de bebés. Uma área, na minha opinião, difícil de adaptar à Naturopatia. Tenho procurado receitas neste sentido e prometo incluir no índice do blog, um tópico dedicado a este tema.
Concordando com a Dr.ª Cristina Sales, “o papel das mães sobre o stress dos filhos começa ainda antes do nascimento. As alterações epigenéticas dificilmente são alteradas, contudo alterações no padrão alimentar podem compensar a predisposição existente, atrasando ou prevenindo o desenvolvimento destas perturbações mentais, metabólicas e cardiovasculares.” (www.cristinasales.pt/pt/blog/post/alimentação-durante-a-gravidez-influencia-a-reaccao-dos-filhos-ao-stress/?todos=1)
Por isto e por muitos outros motivos, esta é uma fase que não podemos descorar o estilo de vida natural, quanto à alimentação. Eu continuo, com a mesma linha de pensamento, os mesmos hábitos e sempre novos sabores, sem me esquecer da minha condição de grávida.
Para além da alimentação natural, suplemento com 200mg de DHA por dia. O DHA é um dos dois ácidos gordos do ómega 3 (DHA e EPA). Este ácido gordo é fundamental para um melhor desenvolvimento do sistema nervoso e aparelho visual sobretudo durante o último trimestre de gravidez, durante a fase do desenvolvimento das redes neurais. O DHA, sendo um dos principais constituintes do cérebro humano, durante o processo fisiológico da gravidez é fundamental a suplementação de DHA para suprir a sua necessidade durante o desenvolvimento do cérebro.
Alguns estudos apontam para que a deficiência de DHA durante a gestação ou vida infantil seja um dos fatores que contribuem para alterações cognitivas e comportamentais.
Relativamente à alimentação da grávida e do bebé, tenho procurado formação na área e artigos interessantes que abordem o tema. No dia 20 de Setembro, assisti a um workshop de alimentação “Alimentação para um bebésaudável - 1º ano de vida”  da Clavel’s Cook, que se estiverem na mesma fase que eu, ou com um bebé com menos de um ano de vida, acompanhem este blog porque poderá haver mais alguma edição.  Valeu a pena e percebi o quanto somos limitados na alimentação dos nossos bebés, descobri até que ponto devemos arriscar nos alimentos, e que tudo vai de uma questão cultural.


Vou trazendo mais novidades á cerca deste assunto. Acompanhem!
Postar um comentário