segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OVOS ESCONDIDOS acompanhados com SALMÃO

Ovos Escondidos

esta receita é deliciosa, para acompanhamento ou até mesmo para 
REFEIÇÃO VEGETARIANA
- couve galega cortada/cegada para caldo verde (a quantidade é a seu gosto, tem que imaginar que a couve depois de cozinhada minga aproximadamente para metade)
- 1 ovo por pessoa
- alho a gosto
- azeite virgem
- flor de sal

Numa sertã, cubra o fundo com um fio de azeite e o alho picado. Deixe aquecer o alho e acrescente a couve. Coloque o fogão num nível médio e vá envolvendo toda a couve no azeite.
A couve cozinha rapidamente, e não se pretende que fique cozinhada. Deve ficar apenas estalada no azeite, para manter as suas qualidades nutricionais e uma consistência al dente. Desta forma, as etapas devem ser rápidas, e a partir do momento que acrescenta a couve, não deixar passar mais do que 5 minutos.
Faça buracos na couve, de acordo com o numero de ovos que tem para cozinhar, e em cada buraco, coloque cuidadosamente 1 ovo e cubra-o cuidadosamente com algumas folhas de couve. Coloque o lume brando, tape a sertã com um testo e deixe os ovos cozinhar nesse vapor. Vá espreitando até os ovos ficarem a seu gosto, bem ou mal passados. 
No final, polvilhe com umas areias de sal e sirva.


Salmão de Mostarda e Mel
- 1 lombo de salmão por pessoa
- sumo de limão
- 1 c. sopa de mostarda biológica
- 1 c. sopa de mel biológico
- flor de sal

Grelhe o salmão a seu gosto. Retire-o do lume e reserve.
Na sertã onde grelhou o salmão, acrescente o supo de limão, a mostarda e o mel. Tudo nas proporções a seu gosto. Pode acrescentar mais mel, mais mostarda ou mais limão de forma a ficar no ponto que mais gosta. Eu costumo fazer na proporção de 1 para 1 e adoro.


Envolva os lombos de salmão neste molho de forma a ganhar todo o sabor e dourar um porco, acrescente o sal, e sirva. 



Postar um comentário